A coluna vertebral é responsável pela estabilidade do corpo em geral, por isso, quando a mesma sofre algum tipo de lesão, o indivíduo compromete uma grande parte de seus movimentos, além de passar por desconfortos que são gerados devido as dores.
Dessa forma, ter um bom conhecimento da coluna vertebral, é importante para que os profissionais de fisioterapia possam avaliar seus pacientes de maneira eficiente, descobrindo os reais fatores de lesões e então realizar o planejamento do tratamento de acordo com as necessidades do paciente.
INDICA:
É uma desordem neurológica que pode trazer inúmeros desconfortos para o paciente. Sendo facilmente confundida com outras dores na região da cabeça e pescoço. Para saber qual o melhor tratamento fisioterapêutico para dor de cabeça é preciso agendar uma avaliação. Após um exame clínico detalhado o fisioterapeuta conseguirá identificar as possíveis origens da dor de cabeça e definir qual a melhor intervenção para o tratamento.
ORIENTA:
Existem alguns desencadeadores da cefaleia, como cafeína, álcool, sinusite, gripe, resfriado, congestão nasal, alterações odontológicas (como o bruxismo), fumo em excesso, fadiga visual, fadiga, estresse de origem externa e interna, esforço em excesso, má postura, repouso insuficiente, ansiedade, fome, excesso de exercícios, repouso insuficiente, cansaço, e estresse emocional ou mental, inclusive depressão.
TRATA:
Serão utilizadas técnicas e recursos para o controle dos sintomas, como terapia manual com mobilização articular e desativação de pontos gatilho de dor miofascial, entre outros, evoluindo o seu tratamento para uma terapia postural e orientações ergonômicas para aliviar estresses desnecessários sobre os tecidos de sustentação.
RESPONDE: >> CLIQUE E PERGUNTE AQUI <<
Basta descrever diretamente no nosso canal de atendimento online.
INDICA:
As causas mais comuns de dor cervical têm origem em desordens mecânicas que envolvem alterações posturais e fatores ergonômicos, que geram alterações e compensações musculares resultando em dor e rigidez no pescoço.
ORIENTA:
Associar trabalhos de reeducação postural, em que se corrigem as posturas incorretas do dia-a-dia, se modificam os maus hábitos posturais do paciente, evitando assim o aparecimento de novas crises.
TRATA:
Busca promover o alívio do quadro de dor e ao mesmo tempo tratar os espasmos musculares que podem estar presentes e que contribuem para o agravamento da dor. As sessões devem também incluir exercícios que visam o fortalecimento dos músculos que fornecem suporte à coluna cervical.
RESPONDE: >> CLIQUE E PERGUNTE AQUI <<
Basta descrever diretamente no nosso canal de atendimento online.
INDICA:
A escolha do tratamento para a escoliose depende da maturidade, da magnitude da curva, da sua localização e do seu potencial de progressão. Ela é definida como uma alteração tridimensional da coluna vertebral, em que ocorre uma alteração das curvaturas fisiológicas da coluna e um desvio lateral é observado.
ORIENTA:
Deve-se evitar ficar muito tempo em frente ao computador, horas no trânsito e muito peso nas costas, em bolsas ou mochilas cheias. Pois são alguns dos hábitos que podem agravar o desenvolvimento de escoliose, desvio na coluna vertebral em forma de "C" ou de "S", comum de aparecer na fase de crescimento das crianças. As dores são mais comuns de aparecer na fase adulta, principalmente se não forem adotados hábitos e tratamentos adequados.
TRATA:
A fisioterapia é recomendada como a primeira opção de tratamento para pequenas curvas, com a finalidade de impedir sua progressão. Os principais objetivos do tratamento fisioterapêutico são proporcionar o alongamento das cadeias musculares, aumentar a flexibilidade e mobilidade da coluna e melhorar o padrão postural do paciente.
RESPONDE: >> CLIQUE E PERGUNTE AQUI <<
Basta descrever diretamente no nosso canal de atendimento online.
INDICA:
Dê uma atenção minuciosa a fatores como sedentarismo, sobrepeso, trabalho repetitivo, postura e envelhecimento. Caso essa dor persista por mais de 4 semanas, se faz necessária uma avaliação mais criteriosa para identificar possíveis causas.
ORIENTA:
Identifique posturas prolongadas e inadequadas durante o seu dia a dia, em ambiente de trabalho e/ou estudo, atividade doméstica, lazer e ao dirigir, pois a má postura é um forte agravante para a dor nas costas.
TRATA:
Após avaliação criteriosa, através de tratamento fisioterapêutico que atende a demanda individual de cada paciente, obtém-se melhora significativa na grande maioria dos casos, não se fazendo necessária intervenção para procedimentos invasivos.
RESPONDE: >> CLIQUE E PERGUNTE AQUI <<
Basta descrever diretamente no nosso canal de atendimento online.
INDICA:
Essa sensação pode ser somente uma reação natural e momentânea do corpo, porém, surtos frequentes ou persistentes durando mais de meia hora, com sensação de formigamento, dormência ou fraqueza podem ser sinal de algum distúrbio mais grave, por isso, procure ajuda médica.
ORIENTA:
É possível prevenir seu aparecimento com medidas como a pratica regular de exercícios físicos que incluam alongamentos e fortalecimento da musculatura lombar. Não fique sentado(a) por longos períodos, pois a inatividade agrava a dormência e o formigamento.
TRATA:
Mediante diagnóstico preciso, o médico pode receitar o uso de analgésicos,
anti-inflamatórios e tratamento fisioterapêutico, tendo como finalidade o alivio da dor em um tempo médio de quatro a seis semanas.
RESPONDE: >> CLIQUE E PERGUNTE AQUI <<
Basta descrever diretamente no nosso canal de atendimento online.
INDICA:
Fuja do sedentarismo, mantenha-se ativo! Monte estratégias para que o seu corpo se mantenha em movimento em suas atividades de vida diária, evitando dores oriundas da inatividade.
ORIENTA:
Seu aparecimento normalmente se dá como consequência de um trauma severo sobre a coluna ou devido a degeneração, desgaste progressivo pelo simples fator de envelhecimento natural.
TRATA:
Na maioria dos casos o tratamento inicial deve ser conservador com manejo medicamentoso e fisioterapêutico. O tratamento cirúrgico se dá em aproximadamente 10% dos casos, quando existe falha no controle da dor e déficit motor.
RESPONDE: >> CLIQUE E PERGUNTE AQUI <<
Basta descrever diretamente no nosso canal de atendimento online.
Entre em contato nos nossos canais de atendimento.
Distribuída de uma forma eficiente, a Mobilitare Saúde possue várias modalidades de atendimento, o que nos torna referência na Serra Gaúcha.